top of page

Guião das atividades do Micro:bit

Contador de passos: Neste guião e tal como o próprio nome o indica, a função do micro:bit é contar os passos dados por cada indivíduo. A variável é aparecer sempre o último passo dado e armazenar então os dados durante a atividade. Sempre que o acelerómetro do micro:bit deteta que foi agitado, o programa destaca o número que foi dado em último lugar.

 

Jogo da Glória: O microcontrolador tem a função de dado. Durante a atividade, dependendo da casa em que o jogador se enquadre, poderão ou não haver questões sobre o Sistema Solar, que farão o jogador avance ou recue casas no respetivo jogo.

Micro:maqueen que deteta o cardume: Este guião, ao contrário dos outros, foi programado na plataforma MIND+ e desenvolvido para uma atividade que se realizou, na ESE. O micro:maqueen desenvolveu a personagem de golfinho e representou a função de detetar o cardume, seguir em direção a ele e, por fim, comê-lo.

 

Micro:maqueen que procura o cardume: Este guião, tal como o guião anterior, e ao contrário dos outros foi programado na plataforma MIND+ e desenvolvido para uma atividade que se realizou, na ESE. O micro:maqueen desenvolveu a personagem de golfinho com a função de procurar o cardume e fugir, ao contrário da função do golfinho do guião anterior.

Robô: O robô construído tinha como funções: andar, mexer apenas um braço, ter os olhos ligados através de um LED conectado com uma pilha. O Micro:bit tinha a tarefa de mostrar a carinha sorridente e triste, mostrando as emoções, e à semelhança dos smiles que utilizamos diariamente nos telemóveis, computadores, etc. O desafio deste guião é colocar o outro braço oposto a mover-se em sintonia com o outro.

 

Caça ao tesouro: Neste guião, criou-se um painel caça ao tesouro, para o espaço Labi9. Antes de os alunos iniciarem a atividade foi fornecido o mapa e o roadbook, com o intuito de indicar as pistas respetivas a cada lugar. Para além disso, foi dado um guião com as etapas das programação para o Micro:bit ter a função de bússola, para os orientar. Em cada lugar existiam alguns sensores escondidos, os jogadores teriam de encontrá-los e assim que chegassem ao final do percurso estava um projeto em exposição, em cima da mesa. O desafio seria, em grupo, pesquisarem o que cada sensor faz e como o podem programar. Com a conclusão da pesquisa os alunos devem tentar replicar o projeto.

Drone e comando: Neste guião é solicitado o uso de dois microcontroladores, ambos Micro:bit. Um microcontrolador seria para o drone que teria a função de recetor e outro para o comando com a função de emissor. O drone seria comandado pelo comando que lhe dava indicações para subir, descer e virar em simultâneo. O drone, além de seguir essas indicações, tinha como função medir a pressão atmosférica (PA).

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
IMG-20230510-WA0009.jpeg
bottom of page